O que é um tratamento Oncológico de Qualidade?

Compartilhe:

Quando um paciente oncológico está atrás de um tratamento, o mínimo que ele espera é ter um tratamento oncológico de qualidade que supra todas as suas necessidades.

 

Quando falamos de qualidade no tratamento oncológico, não estamos falando apenas de fatores relacionados ao tratamento, mas também de fatores relacionados à infraestrutura do local onde o paciente está realizando o tratamento.

 

É válido lembrar que, para um tratamento oncológico ser de qualidade, ele precisa ser acessível e centrado no paciente, além de ter uma comunicação muito forte entre o médico e o paciente.

Assim, você pode tirar dúvidas ou contar com o seu médico a qualquer momento, mesmo em feriados e fora do horário comercial. E esse suporte deverá ser de uma equipe multidisciplinar e ser baseado em evidências científicas.

Com isso, todos esses fatores contribuem para que você tenha um tratamento oncológico de qualidade.

 

Sendo assim, o que vamos falar aqui neste artigo é sobre cada um desses fatores citados anteriormente de maneira separada.

 

  • O que é qualidade;
  • Como deve ser o feito o tratamento;
  • O que é e quem faz parte de uma equipe multidisciplinar;
  • Quais as medidas de segurança que devem ser tomadas em relação ao seu tratamento;
  • Benefícios de tratar-se em um ambiente extra-hospitalar.

 

Então vamos lá…

 

Para começar, o que significa qualidade?

Tratamento oncológico

Qualidade significa fazer as coisas certas, no tempo certo, do modo certo, para a pessoa certa e obter os melhores resultados possíveis no tratamento oncológico. Para que isso aconteça devemos trabalhar com as melhores práticas para diminuir e evitar riscos.

 

Agora que já falamos um pouco sobre o que é qualidade, vamos entender mais um pouco sobre como deve ser o tratamento…

 

O tratamento deve ser centrado no paciente: O cuidado com o paciente deve estar em primeiro lugar, isto significa que todo esforço deve ser realizado para garantir o sucesso de seu tratamento oncológico, provendo cuidado com respeito e levando em conta suas necessidades, preferências e valores.

 

É importante que você seja visto por seu médico antes de TODAS as sessões de quimioterapia, para garantir que o tratamento oncológico não está sendo tóxico demais para você. Efeitos colaterais devem ser constantemente avaliados e não devem prejudicar sua qualidade de vida.

 

Seu tratamento oncológico não deve ser alterado ou remarcado devido aos finais de semana e feriados. O seu centro deve se adequar e garantir que seu tratamento oncológico aconteça nos dias pré-determinados. Atrasos sem justificativa podem comprometer a eficácia de seu tratamento.

 

Deve ser acessível: O seu médico deve ser disponível, inclusive fora do horário de atendimento normal para eventuais urgências e emergências, assim como toda a equipe de oncologia do seu centro de tratamento oncológico. É importante garantir que você receba todas as orientações sobre como se proceder em situações fora do comum e esclarecer dúvidas tão logo seja necessário.

 

Deve ser baseado em evidências científicas: O seu tratamento oncológico deve ser decidido a partir das referências mais modernas que estão disponíveis em nosso país. No entanto, deve-se levar em consideração suas características e necessidades de forma integrada para que a melhor escolha seja realizada e o conhecimento científico aplicado.

 

Deve contar com uma equipe altamente qualificada: Conhecer o currículo, formação e atuação de seus médicos é extremamente importante. O seu médico deve se preocupar em atualizar-se sempre, indo além da formação da residência médica, como a realização de cursos (pós-graduação por exemplo), participação em congressos, entre outros.

 

Não menos importante do que ter um médico altamente qualificado é contar com uma equipe multidisciplinar capacitada e comprometida em acolher você e seus familiares.

Tratamento oncológico

Ok, mas o que é uma equipe multidisciplinar e quem faz parte desta equipe?

 

Uma equipe multidisciplinar trata-se de pessoas que são responsáveis pelo seu cuidado e pelo seu tratamento oncológico que incluem o seu médico principal e outros da equipe, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos. Todos com o único objetivo de garantir a realização de seu tratamento oncológico e cuidado com responsabilidade e segurança.

 

Além desses fatores, existem algumas medidas de segurança que devem ser tomadas em relação ao seu tratamento oncológico.

 

E quais são as medidas de segurança?

 

A segurança de seu tratamento oncológico deve ser garantida a todo momento. O seu centro deve seguir práticas muito bem estabelecidas de segurança. Uma forma de averiguar se estas normas são seguidas é saber se o seu centro possui alguma certificação de qualidade.

 

Ok, mas o que é certificação de qualidade?

 

Certificação de qualidade é um processo de avaliação bem rigoroso que o seu centro é submetido para averiguar que a qualidade e a segurança são garantidas e executadas. Órgãos nacionais e internacionais são responsáveis por avaliar o seu centro e caso o mesmo atenda a todas as exigências e normas, ele receberá uma certificação de qualidade.

Todos os anos, o seu centro passará por nova avaliação para garantir que ele continue tendo este certificado, que pode ser melhorado (existem níveis de qualidade) ou caso não cumpra com as exigências, ser desacreditado. Portanto, é necessário um alto grau de organização, experiência, seriedade e recursos adequados.

Tratamento oncológico

Agora que você já entendeu quais são os fatores que contribuem para que o seu tratamento oncológico seja um tratamento de qualidade, achamos válido você entender quais são os benefícios de tratar-se em um ambiente extra-hospitalar.

Então vamos lá…

 

As clínicas oncológicas oferecem um tratamento oncológico tão seguro e de qualidade como um hospital, porém com a comodidade de te oferecer um atendimento mais personalizado, próximo ao seu domicílio, com menos atrasos e sem superlotação, o que diminui o risco de adquirir outras doenças (questão muito importante, levando em consideração que pacientes oncológicos podem ter a imunidade baixa e, portanto, risco maior de contrair infecções).

 

E para finalizar, quem deve se preocupar com todas essas questões?

 

Você! O seu plano de saúde não irá se preocupar com a qualidade e segurança do seu tratamento oncológico. Tudo isso pode significar gastos extras para ele.

 

Nós do Centro de Oncologia do ABC garantimos que todas as etapas e processos descritos acima serão realizados no seu tratamento oncológico. Contamos com médicos qualificados, que buscam conhecimento ativamente, sempre atualizados, disponíveis para você 24 horas (sim, temos médicos de plantão todos os dias do ano), inclusive feriados e finais de semana, além de uma equipe multidisciplinar comprometida com o seu bem-estar.

 

Somos acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela principal metodologia de avaliação e aprimoramento de gestão, qualidade e segurança da assistência na saúde do país, além de ser uma das mais exigentes e rigorosas entidades de certificação.

Tratamento oncológico

Estamos em constante melhoria, buscando as melhores alternativas em seu cuidado, para garantir o sucesso do seu tratamento oncológico em segurança.

Compartilhe: