Como saber se tenho Câncer de Mama, Tumor ou Nódulo na Mama?

Compartilhe:

Entender a diferença entre nódulo e tumor pode fazer toda a diferença na hora de conversar com seu médico, afinal de contas, é muito melhor quando duas pessoas falam a mesma língua não é verdade?

Esta é com certeza uma duvida que assusta muito os pacientes com relação ao câncer de mama, afinal os tumor e nódulo parecem ter o mesmo sentido, e no fundo, todos que escutam esses termos da boca de um médico, temem o mesmo destino.

Mas não se preocupe, vamos ver juntos o que significa cada um destes termos, e no final, você ficará bem mais tranquilo e com disposição de vencer  qualquer um destes termos se aparecerem em seu caminho, vamos la?

Pra inicio de conversa:

Precisamos entender isoladamente o que significa cada um desses termo e suas características, veja sobre o que vamos abordar agora:

O que é um nódulo?

O que é um Tumor?

O que é um Câncer ?

O que é um nódulo?

O nódulo se caracteriza por um crescimento anormal em um tecido ou órgão do corpo, são classificados como benigno ou maligno, sendo que a grande maioria dos nódulos são benignos, não havendo estudos que comprovam que um nódulo benigno venha se tornar maligno, sendo assim, a chance de um nódulo benigno se tornar maligno é praticamente nula.

Os nódulos geralmente são conhecidos por aparecerem muito nas mamas, no pulmão e tireoide.

Nódulos no pulmão:

A causa do surgimento dos nódulos benignos no pulmão geralmente se dá por cicatrizes devido a infecções anteriores geradas por pneumonia ou tuberculose. Os malignos, surgem por tabagismo, exposição a fumaça de cigarros, determinados produtos químicos e outros poluentes do ar.

Tudo sobre o Câncer Feminino (Trilha de Conteúdo)

Nódulos na tireoide:

Já no caso dos nódulos na tireoide, costumam aparecer devido a alterações da própria glândula, essas alterações podem causar cistos cheios de líquidos ou nódulos sólidos, compostos por células da própria glândula

Um fator que pode predispor o aparecimento de um nódulo na tireoide, é a exposição a radioatividade, tais como raio x ou radioterapia, não se sabe ao certo a real causa do nódulo na tireoide, mas é comprovado que regiões onde a exposição ambiental a radiação foi muito grande, tais como Hiroshima e Nagasaki no japão, a incidência de câncer de tireoide aumentou bastante na população.

Nódulos na mama:

As causas do surgimento de nódulos na mama são geralmente por fatores hormonais, em sua maioria são benignos, porém podem causar dores e desconfortos as mulheres em geral, para saber mais sobre essas dores, veja este artigo que explica tudo sobre as dores nas mama.

O que é um tumor?

Tumor e um crescimento anormal das células em qualquer tecido do corpo, as células tem um ciclo natural de existência, nascem, cumprem suas funções no corpo e dão lugar a novas células, esta divisão é controlada pelo nosso organismo de maneira que tenha a substituição das células antigas, sem haver produção excessiva.

Mas por motivos diversos, este sistema de controle de produção e substituição das células pode ser corrompido, havendo assim o surgimento de um tumor.

Os tumores também são classificados como benignos e malignos, veja abaixo um pouco mais sobre eles:

tumores benignos:

As células crescem lentamente, semelhante as do tecido normal, não correndo o risco de invadir estruturas próximas ao local de origem do tumor. A maioria dos tumores benignos podem ser totalmente removidas através de cirurgia.

 

Tumores malignos:

Nesses casos, as células crescem de maneira muito acelerada, tem alta probabilidade de invadirem outras partes do organismo, causando o que os médicos chamam de metástase.

 

O que é um Câncer ?

Câncer é todo tumor maligno que migra para outros tecidos ou órgãos através dos fluxos sanguíneo ou linfático, criando metástases.

Como saber se tenho câncer de mama, tumor ou nódulo nos seios?

Os métodos mais viáveis para se diagnosticar um nódulo, tumor ou câncer de mama é com acompanhamento médico especializado, se no seu caso, a suspeita for na mama, você deve procurar um mastologista para o diagnostico mais preciso.

Nódulos nas mamas são comuns em absolutamente todas as mulheres, principalmente em períodos férteis, por isso antes de se preocupar com algum “caroço” nos seus seios, procure acompanhamento e suporte qualificado e humanizado.

Se você tiver mais duvidas sobre câncer de mama e nódulos nas mamas, não deixa de ler sobre: Câncer de mama doí?

Veja também: Como um mastologista pode te ajudar com o Câncer de Mama

 

 

 

 

Compartilhe: