Tratamento do câncer de pele – Versão para profissionais da saúde

Compartilhe:

Informações gerais sobre o câncer de pele:

  • Incidência e mortalidade;
  • Fatores de Risco.

Existem três tipos:

  • Carcinoma Basocelular (CBC);
  • Carcinoma de células escamosas (CCE);
  • Melanoma.

O CBC e o CCE são as formas mais comuns, juntos, são denominados câncer de pele não melanoma.

Incidência e mortalidade

O câncer de pele é o câncer mais comum nos Estados Unidos. O CBC é o tipo mais comum dos tipos de melanoma e representa cerca de três quartos dos cânceres de pele. A incidência do câncer de pele parece estar aumentando em algumas áreas dos Estado Unidos, mas não em todas as áreas. Em termos gerais, as taxas de incidência nos Estados Unidos provavelmente vem aumentando durante vários anos.

Ao menos parte deste aumento talvez possa ser atribuído ao aumento da conscientização sobre o câncer de pele e pelo aumento resultante das investigações e biópsias de lesões cutâneas.

Não é possível fazer o cálculo preciso da quantidade e da taxa de incidência total do câncer de pele, porque não é necessário a notificação aos registros de câncer.

No entanto, com base em dados prestados pelo Medicare, que logo extrapolaram para a população dos Estados Unidos, calcula-se que em 2006, 2,152.500 pessoas foram tratadas por câncer de pele. Esse número seria superior a todos os outros casos de câncer calculados pela American Cancer Society durante esse ano, que foi cerca de 1,4 milhões. Embora os dois tipos de câncer de pele sejam os mais comuns de todos os tumores malignos, eles representam menos de 0,1% de mortes de pacientes causadas por câncer.

 

Fatores de risco

Evidências epidemiológicas sugerem que a exposição à radiação ultravioleta (UV) e a sensibilidade da pele dos indivíduos à radiação UV são fatores de risco para o câncer de pele, embora o tipo de exposição (isto é, exposição de alta intensidade e exposição de curta duração versus exposição crônica) bem como o modo de exposição (Isto é, exposição contínua em contraste com a exposição intermitente)  podem diferir entre os três principais tipos de câncer de pele. Os três tipos de câncer de pele são mais prováveis de ocorrer em pessoas com pele clara que tiveram uma exposição significativa a luz solar. Além disso, os cânceres de pele são mais comuns em latitudes do sul do hemisfério norte. Além disso, o sistema imunológico pode desempenhar um papel na patogênese dos cânceres de pele.

Os receptores de transplante de órgãos que recebem drogas imunossupressoras têm um risco elevado de câncer de pele; em particular, CCE. A exposição ao arsênio também aumento o risco de CCE. A evidência sorológica de um estudo de casos e controle mostrando uma possível reação entre a infecção pela espécie 1 do gênero β do vírus do papiloma humano HPV e o CCE.

(Artigo traduzido para português do site National Cancer Institute NHI)

Link do artigo original: https://www.cancer.gov/types/skin/hp/skin-treatment-pdq#cit/section_1.10

Artigo original publicado em: 1 de Fevereiro de 2018.

Compartilhe: