Pesquisa de satisfação: Clique aqui

Direitos dos Pacientes: Clique aqui

atendimento humanizado

Oncologista aponta a importância do atendimento humanizado para quem luta contra o câncer

Compartilhe:

Doutora Camila Guerra defende conceito que busca respeitar as necessidades individuais de cada paciente, prestando assistência e apoio incondicionais

O exercício da medicina vai muito além de entender as questões técnicas e científicas da área de atuação escolhida. A empatia e o respeito ao paciente também são pilares fundamentais desta prática, sendo diferenciais para diagnósticos e tratamentos qualificados. Dentro deste contexto, surge o atendimento humanizado, conceito que busca tratar cada ser humano de forma única, respeitando suas diferenças, medos e angústias.

Esta ideologia está diretamente ligada aos princípios éticos que todo médico deve seguir, independentemente da área de atuação. No caso da oncologia, por exemplo, essa forma de atuar ajuda a dar conforto e alento a pacientes que, muitas vezes, enfrentam situações delicadas. Assim, além de contarem com um tratamento seguro e eficiente, eles podem ter acesso a um atendimento diferenciado e personalizado.

De acordo com a oncologista clínica do Centro de Oncologia do ABC (CEON ABC), Camila Guerra, o pré-requisito básico do atendimento humanizado é atender o paciente de forma atenta e individual. “O atendimento humanizado faz o paciente se sentir único e acolhido e não ser visto como apenas mais um. A conversa olho no olho faz com que ele tenha coragem e apoio para enfrentar os caminhos tortuosos da doença”, afirma.

Para a doutora, outro ponto fundamental para quem enfrenta o tratamento do câncer é a integração com a família. Segundo ela, é necessário fazer com que os familiares dos pacientes entendam e participem de todo o processo. Essa medida ajuda a transmitir confiança e apoio de maneira global, em todas as fases do tratamento.

No CEON ABC, o atendimento humanizado é uma premissa básica em todos os trabalhos realizados. Uma prova disso é a disponibilidade dos profissionais. “Fornecemos nosso contato pessoal e estamos disponíveis todo o tempo para atendê-los e confortar suas angústias, além de um telefone de segurança adicional da clínica, com um médico 24 horas à disposição”, explica Camila.

Mais do que apenas melhorar a eficiência de um procedimento médico, o atendimento humanizado busca oferecer o que, de fato, o paciente espera quando procura um profissional da saúde. “O paciente que está passando por um problema como esse, ele quer ter apoio, quer ser acolhido”, comenta a oncologista, que acredita que esta relação próxima entre médicos e pacientes é fundamental para quem luta contra a doença.

Por fim, vale ressaltar que este conceito deve ser aplicado junto às mais modernas e respaldadas práticas médicas vigentes. Assim, é possível unir o que há de melhor na ciência com o que apenas o ser humano é capaz de oferecer – empatia, respeito e apoio. Para a doutora Camila Guerra, essa é a receita para um atendimento médico qualificado. “Se cada médico tratar o paciente como se fosse alguém da sua família, a medicina ficaria humanizada por completo”, finaliza.

Compartilhe:
Centro de Oncologia do ABC

Somos a maior e melhor Clínica de Oncologia da região do ABC. Nosso corpo clínico é composto por médicos especialistas titulados e responsáveis pelo atendimento ambulatorial/emergencial. No Centro de Oncologia do ABC todos são devidamente habilitados e comprometidos com o tratamento e procedimentos oferecidos aos pacientes.

WhatsApp chat