OS BENEFÍCIOS PARA O DOADOR DE SANGUE NO BRASIL

Compartilhe:

A doação de sangue é um ato de solidariedade e que pode salvar inúmeras vidas. Porém, muitas pessoas ainda são resistentes à essa prática, seja por medo, insegurança ou simplesmente falta de informação sobre o assunto.

A prática da doação de sangue e medula óssea, no entanto, vem sendo incentivada por todo o país, com campanhas voltadas para o doador em potencial e com a inclusão de benefícios direcionados aos doadores.

COMPROMISSOS LEGAIS PARA COM OS DOADORES

Para os trabalhadores com carteira assinada, é garantido por lei um dia de folga por ano para aquele que doar sangue, sem desconto no salário (o mesmo vale para a doação de medula, que precisa de um cadastro prévio e análise para sua realização).

Se o benefício acima vale para todo o território nacional, há outros que variam de estado para estado, ou de município para município, e é importante consulta-los nas páginas online das secretarias de saúde municipais e estaduais em questão, bem como as leis que estão sendo desenvolvidas e em processo de aprovação no momento.

ALGUNS BENEFÍCIOS DOS DOADORES

  • Cobertura de todos os gastos com o deslocamento do doador até o centro de doação;
  • Precedência ao agendar exames no SUS;
  • Atendimento prioritário em consultas médicas e odontológicas em hospitais do SUS ou em unidades ligadas a ele;
  • Direito a desconto de 50% em ingressos referentes a atividades culturais e de lazer, em organizações públicas e privadas que tenham conveniência com a prática, entre teatros, parques, feiras, estádios, cinemas, entre outros (Paraná e Espírito Santo).
  • Isenção de taxas de concursos públicos municipais e atendimento prioritário em comércios e bancos (Amazonas).

Os benefícios citados acima são, sem dúvida, de muita relevância para o incentivo da doação de sangue, mas o maior deles com certeza é a satisfação ao realizar uma ação simples que pode mudar a vida de pessoas que estão sofrendo e precisam de ajuda.

Você pode ver também:

PROTETOR SOLAR: SEU ALIADO CONTRA O CÂNCER DE PELE Você sabe por que usamos protetor solar? Seus avós te fizeram acreditar que não passa de uma moda nova, já que eles usavam óleo com urucum quando iam à praia? Na verdade, não é bem assim. As primeiras versões do protetor solar remontam ao Egito an...
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO DO NUTRICIONISTA NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO Na Oncologia atual é de enorme importância a abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente oncológico, onde o médico oncologista trabalha de forma integrada a uma equipe multiprofissional e conta com a colaboração de outras especialidades como...
Câncer de Pâncreas – Por que não abandonar o tratamento? No último Sábado, dia 16 de setembro, faleceu o apresentador e jornalista Marcelo Rezende, da Rede Record. Ele morreu devido a um câncer de pâncreas que se espalhou para o fígado. Durante o decorrer da doença, muito se falou sobre sua desistência do...
Veja entrevista do Dr. Daniel Cubero à Folha de S.Paulo O Dr. Daniel Cubero, Médico do Centro de Oncologia do ABC (CEONABC) e Professor Assistente da Faculdade de Medicina do ABC, participou de matéria sobre efeitos colaterais no tratamentos contra o câncer e como proteger os pacientes. O artigo foi publi...
Compartilhe: